terça-feira, 1 de abril de 2008

O projeto tapete, foi desenvolvido em sala, isto é, o tema sugerido pelo grupo partiu deste lugar (sala). Que para a maioria das professoras acham impossível trabalhar com projetos onde o assunto tem que partir do grupo de alunos de educação infantil. Alegando e dando desculpas por serem crianças imaturas.
E ao ler este projeto, pude perceber a interação, mediação entre professora e as crianças demonstraram grande interesse, envolvendo a todos e até os famíliares monstrando-se aprendizes.
Porém, acredito que com a internet em sala de aula facilitou a pesquisa do projeto, possibilitando no esclarecimento de dúvidas e desafiando ainda mais por terem opiniões divirgentes entre o grupo, e, assim cada vez mais iam se apropriando de conhecimentos.


4 comentários:

NTE Brusque disse...

Olá Evandra,

Que maravilha de projeto, não é?
Percebeste que a professora criou um clima favorável para que este projeto fluísse a partir do envolvimento dos alunos.
Todos participaram entusiasmados por ser uma realidade vivenciada por eles, onde a função do professor foi mediar junto aos alunos para que o projeto fosse atingindo seu objetivo maior: a organização da sala de aula.
No decorrer do mesmo um conteúdo evidenciou-se e a professora começou a explorá-lo, com a interação e cooperação de todos os alunos, envolvendo a tecnologias disponíveis.

A questão é: Que conteúdo foi este?
Você acha possível criar um Projeto de Aprendizagem, mesmo com alunos das séries iniciais e até mesmo educação infantil, desde que o professor propicie aos alunos um clima ou situação favorável?

Reflita e faça uma nova postagem a partir desta instigação.

Abraço,
NTE

Evandra disse...

O projeto foi trabalhado de forma interdisciplinar, e sempre será possível desenvolver qualquer tema, desde que este parta do interesse da criança, surgindo ou não em sala de aula. Permitindo a imaginação, e deixando-os explorar usando sua criatividade. Somente assim, nos demos conta das idéias que surgiram no decorrer do tema e da capacidade de interesse em buscar informações mesmo sendo crianças de educação infantil.

NTE Brusque disse...

Oi Evandra,

Lembre-se que a partir de nosso comentário você deve fazer uma nova postagem em seu blog.

Portanto solicitamos que você leia com bastante atenção a instigação feita no dia 03 de abril ( 1º comentário desta postagem ) e realize esta nova postagem em relação a atividade nº 1.

Abraço,
NTE Brusque

Helena Ferreira disse...

Parabéns!!!Projeto maravilhoso.